Título: Rilla de Ingleside
Autora: Lucy Maud Montgomery
Páginas: 348
Nota: 4/5
Rilla está chegando aos quinze anos e o seu primeiro baile no farol de Four Winds se aproxima trazendo também a expectativa por um romance com Kenneth Ford. Porém, os desafios que aguardam a filha caçula de Anne podem ser maiores que o anseio por um primeiro beijo, com a eminência de uma guerra que ameaça a família Blythe. Anne e Gilbert se preocupam com os seus filhos e com a ingenuidade da pequena Rilla, que terá sua coragem e amadurecimento testados por episódios que a mudarão para sempre.
Opinião:
Rilla de Ingleside é o último livro da série, depois só tem as histórias extras, nesse volume o livro foca em Rilla uma dos filhos mais novos de Anne, ela começa a história com 15 anos e sem grandes expectativas para o futuro, ela só queria ter vários namorados e depois casar e não continuaria estudando. Inicialmente ela até parece um pouco artificial, já que é a mais nova junto com o Shirley acabou sendo mais mimada pela família.
Além dela o irmão que aparece um pouco mais é o Walter, nessa história as crianças do vale do arco-íris já estão entre seus 14 e 21 anos, alguns deles já são professores, outros foram para faculdade como o Jem para estudar medicina e também começaram a namorar como Jem Blythe e Faith Meredith que são um casal e Nan com J. Meredith.
A vida tranquila e sem preocupação desses garotos acabam com a chegada da Guerra, pois o Canada recruta homens para lutar na primeira Guerra Mundial, então os irmãos e amigos de Rilla acabam se alistando e deixando as famílias preocupadas, porém no inicio acreditam que a guerra iria durar pouco tempo só que estavam enganados já que durou quatro anos, o único que não se alistou logo no inicio foi o Walter e por conta disso começa a se sentir um inútil, medroso por não estar lutando como os outros jovens.
Rilla também começa a pegar responsabilidade, lidera um Comitê para ajudar as famílias que precisam e ela também assume a responsabilidade de cuidar de uma criança recém nascida que está doente e que considera como um filho da guerra, super normal sua família deixar uma garota de 15 anos cuidar de um bebe que a mãe faleceu e que o pai está na guerra, sem achar estranho.
A garota também se apaixona, mas fica na dúvida se está realmente namorando o garoto, pelo menos ele pediu para ela esperar ele voltar da guerra. Então ela tinha irmãos, amigos e um namorado lutando na guerra enquanto isso todos na ilha do príncipe tentava seguir com a vida sem pensar muito no que estava acontecendo, porém sem sucesso já que só sabiam falar dessa guerra.
Não é o melhor livro, porém gostei da história e chorei lendo esse livro principalmente pelo cachorro que ficou na estação por quatro anos esperando seu dono voltar da guerra e isso levou 4 anos, mas teve um final feliz, o cachorro pertence a família Blythe e sofri também pela morte de um dos filhos de Anne na guerra.
Rilla de Ingleside é uma história sobre amadurecimento, família e a personagem mudou bastante daquela garota de 15 anos no inicio do livro para uma jovem de 19 no final do livro, ainda mais porque a perda de um dos irmãos que era mais próximo dela afetou bastante, mas ela sabia que precisava ser forte por sua mãe, fora que o garoto já sabia que seu destino seria esse já que ele viu o Flautista sendo seguido por vários soldados e que ele se juntaria ao Flautista como previu lá no Vale do arco-íris quando era apenas uma criança.
Não tem muito o que falar, os livros dessa série são complicados para resenhar, eu estou lendo As Crônicas de Avonlea, porém a leitura está um pouco chata só que eu vou ser guerreira e terminar porque quero ler todos os livros extras dessa série.
— Crianças! Jem tem 21 anos e a Faith 17 — retrucou a senhorita Cornelia. — Não se esqueça. Susan, de que nós, velhos, não somos os únicos adultos no mundo.
Os sapatinhos apertavam os pés dela, mas ninguém suspeitaria ao vê-la chegar saltitando e sorridente, com os olhos reluzentes e curiosos, e o rico tom rubro nas bochechas alvas e redondas.
Oi Denise,
ResponderExcluirparece ser uma história de amadurecimento devido a guerra e muitos acontecimentos pessoais e psicológicos acontecem nesse meio tempo. Acho que é uma boa leitura apesar de ser um pouco arrastada.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Muito bom saber que a série terminou bem, com uma história de sofrimento e perda, mas também de amadurecimento. Parece ser bem lindo. Beijos :*
ResponderExcluirNão Me Mande Flores ♥
Parece uma história que fala sobre o amadurecimento. Já fiquei triste em saber que o cachorro esperou pelo dono por 4 anos, mesmo que isso tenha se passado só num livro.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
Eu ainda não tive a oportunidade de ler Anne e saber que tem livro sobre os filhos dela só me animou mais a ler.
ResponderExcluirO período de guerra é sempre cheio de incertezas e péssimo. Ainda bem que o livro não é só sobre isso e que mostra o amadurecimento da personagem principal. Parece ser uma história emocionante.
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Que história! Eu leria pelos inúmeros causos que acontecem com os personagens... esse do cachorrinho esperando pelo dono há 4 anos eu lembrei daquele filme "Para sempre ao seu lado". Ainda bem que nesse caso teve um final feliz.
ResponderExcluirBeijos.
Diário da Lady
Oi, Denise! Como vai? Parece ser interessante o livro, não é mesmo? Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Denise!
ResponderExcluirVocê chegou ao final da série!!!!!!!! PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É uma sensação tão gostosa, né? Ainda mais por você ter gostado, a trajetória valeu a pena!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/