Título: Miss Hammurabi
Episódios: 16
Duração: 1h e 20min
Ano: 2018
Gênero: Drama, Advogados, Romance
Sinopse: Park Cha Oh Reum é uma juíza novata toda trabalhada nos ideias feministas que segue o princípio básico do universo "olho por olho, dente por dente", ela é do tipo que não aceita nenhum tipo de preconceito ou que vê sua autoridade como algo da qual tirar vantagem. Muita vezes vista como uma pessoa inocente e idealista, Oh Reum faz de tudo para verdadeiramente fazer com que a justiça ser feita. Ela trabalha no mesmo departamento que Im Ba Reum, um juiz perfeccionista que foi seu colega de escola e agora é seu sunbae. Ba Reun pode ser considerado o oposto de Oh Reum, ele é centrado e realista, do tipo conformado com a própria vida e que não se deixa abalar pelos sentimentos. Trabalhando juntos enquanto resolvem os casos os dois começam a trocar experiências e visões de vida e também a crescer como pessoa. (Sinopse: kingdomfansubs)Opinião:
Miss Hammurabi pode-se dizer que é um tapa na cara da sociedade Coreana, vamos entender mais um pouco da história.
Nela conhecemos a juíza Park Cha Oh Reum que é feminista e luta pelo direito da mulher ainda mais em um ambiente tão machista como no seu trabalho, essa é daquelas que afronta mesmo quando algo não agrada, por esse motivo temos uma cena maravilhosa no primeiro episódio onde ela questiona e se veste de dois modelos um mais sensual e outro todo coberto por conta de um comentário feito por um dos juízes.
Ela luta pelo que acha certo e trabalhará com o Juiz Im Ba-reun que parece pensar só em si mesmo, mas que sempre se mostrará ao lado da Cha Oh Reum. Bom como a história envolve juízes podemos presenciar alguns julgamento e entre essas casos envolvem assedio sexual, abuso físico entre outros e a juíza sempre procura escolher o que é certo. Outra situação é mostrar uma mulher trabalhar até a exaustão e sem folga, por seu chefe achar que a mulher não precisa de descanso e que deve obedecer suas ordens, um momento bem triste.
O Grande destaque dessa história são as mulheres e suas lutas. Dentre os personagens conhecemos uma secretária chamada Lee Do Yeon e adorei a personagem que também faz o que quer sem ligar para opinião dos outros, inclusive ela tem um trabalho secreto e por conta disso os homens da onde trabalha ficam criando várias suposições a seu respeito e super shippei ela com o Jung Bo Wang, que sempre a apoiava, ele por sinal quase morava em seu escritório. O Han Se-Sang é mais carrancudo, mas uma boa pessoa que se preocupa com os seus pupilos, ele adora ver o circo pegar fogo em alguns julgamentos.
Sim essa história possui romance, mas de uma forma leve por não ser o tema central do Dorama. Uma história que mostra a luta das mulheres, que também precisamos ser respeitados no ambiente de trabalho como qualquer homem e que somos capazes de muitas coisas na qual uma roupa não pode interferir na capacidade ou ser o motivo de um assedio, que a mulher tem o direito de vestir-se como quiser sem ter medo disso. Quando acontece um abuso, assedio a mulher não é a culpada e sim a vitima como mostra em alguns julgamentos do tribunal, bom além da cena que falei no inicio outra que achei marcante foi a segurança do julgamento conversando com suas amigas a respeito de seus direitos e que agora elas tinham quem a defendessem e logo em seguida mostra ela sendo encurralada por vários homens, que claramente elas teriam que sentir-se seguras, mas que a realidade é totalmente diferente.
Comecei a assistir doramas no final de 2009 e pode-se observar a evolução das histórias, onde mulheres viviam na sombra dos homens, tentando agradar-los e conquistarem para mulheres que tornaram-se grandes empresarias, que lutam pelo que desejam, que não se rebaixam aos homens e em algumas que andei assistindo são os homens que apaixonam-se primeiro. Nesses 9 anos foi possível ver essas mudanças nas histórias que também refentem algumas mudanças na sociedade sul-coreana e que mesmo pequenas fazem a diferença, até porque pode se dizer que em todos os Países, continentes as mudanças ainda precisam acontecer.
Teve partes dessa resenha que apaguei e reescrevi e mesmo assim não ficou como eu queria, pois nação mostra a importância dessa história, por isso mesmo quem tem interesse eu super indico assistirem, só assim para entender como é difícil escrever sobre essa histórias e considerei ele um dos melhores lançado esse Ano de 2018.
O único dorama que assisti foi Atelier, na Netflix, e não curti muito, mas esse que trata de assuntos tão importantes me chamou mesmo atenção, fiquei com vontade real de assistir. Vou dar uma chance!
ResponderExcluirUm beijão,
Gabs | likegabs.blogspot.com ❥
Oi, Dê!
ResponderExcluirMenina, eu queria ter esse vício para doramas mas nunca vi um hahaha
Beijos
Balaio de Babados
Adorei sua resenha, esse é um gênero pouco explorado por mim e fiquei bastante interessada
ResponderExcluirhttp://www.leiapop.com/
Oi Denise! Tudo bem? Gostei do tema abordado e da protagonista também. Parece uma história bem forte, diferente de outros doramas que já assisti.
ResponderExcluirBjs,Mi
http://oquetemnanossaestante.com.br
Oi Denise, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirVocê sabe que foi a pessoa que me apresentou ao mundo dos Doramas e me viciou, risos... Estava justamente querendo uma indicação sua, queria começar a ver um drama e não sabia qual. Gostei muito desse, já que não foca tanto no romance e sim na questão da mulher o que é super importante. Obrigada por sempre colocar onde podemos ver. P.S. o último que vi foi parceria suspeita, no site da VIKI, é de advogado também e muito engraçada com um romance fofo.Veja.
Sua critica ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Que legal esse é mundo sem volta, doramas são legais e foge do padrão de séries americanas. Qual doi o de advogado que você assistiu?
ExcluirO nome é : Suspicious Partner - Parceira Suspeita: https://www.viki.com/tv/34557c-suspicious-partner. É muito bom. depois me diz se gostou.
Excluirbeijinhos.
Assim, já assisti ele, muito bom mesmo e adoro o ator protagonista.
ExcluirCara, quero muito assistir por ser mais a temática feminista. Dos doramas que já vi, consigo ver essas mudanças de posições e temas
ResponderExcluirbeijos
http://lolamantovani.blogspot.com