.

Resenha | Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin:

Título: Suzy e as águas-vivas
Autora: Ali Benjamin
Páginas: 223
Skoob: Link

Sinopse: Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

Opinião:
Queridos leitores, não sei se vou conseguir escrever uma resenha descente desse livro, já que gostei e muito dessa leitura, tão leve e rápida para se ler.
Nessa histórias somos apresentados á Suzy uma garota que tinha uma melhor amiga chamada Franny, as duas viviam juntas, mas a relação de melhor amigas delas acabou mudando e se afastando e mesmo assim quando a Fanny morre afogada, ela para de falar e ainda tenta procurar os motivos da morte já que a amiga sabia nadar e muito bem e por isso ela fica com fixação em águas vivas, pensando que elas podem ser a causa da amiga dela.
"Os seres humanos podem ser os mais novos habitantes deste planeta. Nós podemos ser muito frágeis. Mas também somos os únicos que podem decidir mudar."

 Na leitura podemos ver os dois lados de Suzy, uma garota alegre, que sempre estava se divertindo com sua melhor amiga, depois ela passa a ser solitária já que a amiga aos doze anos prefere andar com as populares e a dar encima dos garotos, achando ainda suzy esquisita. Em outro momentos temos Suzy a garota que fica sem falar, depois da morte de Franny, calada só que com os pensamentos a mil, que depois de uma viajem ao aquário ela começa a pesquisar muitas coisas sobre águas vivas e que se torna o tema de seu trabalho escolar.

Sem sua amiga, ela ficava sozinha pelos cantos, mas foi bom que com o decorrer da histórias vimos um garoto se aproximar aos poucos dela, não ligando pela falta de dialogo e também uma garota que queria se aproximar de Suzy, mas sentia um pouco de medo.
confesso que fiquei morrendo de raiva da Franny, mesmo ela estando morta, porque podemos ver a mudança da relação com a Suzy e não merecia o sofrimento da garota, ela começou a maltratar a ex amiga, tirar sarro e isso feriu muito a garota porque ela é frágil em relação aos seus sentimentos.
Suzy e as águas-vivas é um livro inocente, leve, onde podemos ver a protagonista tentando ligar com a perda e com as mudanças que o crescimento trás, enquanto Franny mudou e muito, Suzy continuou sendo ela mesma, inteligente, ingenua, mas com um bom coração e ela não era nada esquisita por ser diferentes e acho que muitos já passaram por uma situação que acabou se afastando dos que consideravam melhores amigos, eu mesma já passei, porque não gosto de bailes e como não frequentava esses lugares, eu e minha amiga da época acabamos se afastando, porque ela começou a sair só com quem gostava de festar, voltando a história, ela era uma garota frágil e cheia de sentimentos.
Realmente não consigo expressar os sentimentos que tive ao ler esse livro, mas posso dizer que foi algo bom.
O livro tem alguns capítulos intercalando o passado de quando as garotas eram bem próximas e o presente, fora que cada parte possuía uma dica da professora de ciências para se escrever um bom trabalho.

“É interessante como não-palavras podem ser melhores do que palavras. O silêncio pode dizer mais do que o barulho, da mesma maneira que a ausência de uma pessoa pode ocupar ainda mais espaço do que sua presença ocupava.”
“Talvez, em vez de nos sentirmos como um grão de poeira, possamos lembrar que todas as criaturas nesta Terra são feitas de pó de estrelas. E nós somos as únicas criaturas que sabem disso.”

19 comentários:

  1. É bom de vez em quando ler livros assim porque nos ajudam a lidar com o pior dos dilemas: a perda por morte

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise
    Já é a segunda resenha positiva que eu leio deste livro e estou ficando cada vez mais curiosa para ler.
    Tem um enredo muito bom e o tema parece ser tocante. Lidar com a perda e aceitar não é fácil, acho que eu iria curtir essa leitura.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise. Eu já vi o livro mas nunca tinha prestado muito atenção ao enredo. O mais legal é que o livro é leve, mesmo abordando um assunto que sabemos ser pesado. Adoraria ler a história!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Denise. Tudo bem?

    Já havia ouvido falar sobre o título, mas não tinha parado para saber do que realmente se trata. Sou viciado em dramas, e já fiquei interessado. Suzy me pareceu uma personagem forte, mas também frágil e que terá que lidar com a ausência de sua adorada amiga. Eu só fico com um pouco de receio por conta da perda envolvendo um amigo próximo, pois isso aconteceu recentemente em minha vida, mas pretendo ler e quem sabe eu tenho muito a aprender com essa história, pois infelizmente temos que aprender a lidar com as perdas.

    Uma ótima semana. Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi De,
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre o livro antes, achei bem fofinho pela sua resenha e me lembrou também o livro "A Playlist de Hayden" já ouvi falar? Tem a mesma pegada e também é rápido de ler.

    Beijinhos,
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  6. oi, oi.

    a tua resenha me lembrou muito o livro "eu estava aqui", da Gayle Forman. se não ainda, depois dê uma oportunidade. ;) eu amo essas histórias que mostram a força de uma amizade verdadeira e o quão forte ela pode ser. já anotei o nome aqui pra dar uma pesquisada no livro depois. ;)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  7. Oi Dê! Tudo bem? Não li ainda, mas achei a história bem interessante. Suzy parece ser uma ótima personagem!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oiê!
    Não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha, me deixou com muita vontade de ler essa história. Gostei muito da capa e a ligação que ela tem com o conteúdo. Com certeza daria uma chance a esse livro, um tema importante, pesado se é que podemos dizer, escrito de uma forma leve, me chama muita atenção!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Oláá! tudo bem?
    primeiro que o nome já me despertou curiosidade, achei bem interessante! fiquei curiosa por você dizer que foi bom, mas não sabe expressar como foi.. acho que isso é típico de livros que nos tocam, então fiquei com vontade de ler! ^^
    e ameei essas duas frases que colocou no final!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi! Tudo bem?
    Já li duas resenhas desse livro e estou com muita vontade de ler. Ótima resenha.
    Beijinhoos. ❤
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  11. Ah esse livro parece ser maravilhoso, já vi uma resenha no canal do Victor Almeida, agora no seu blog! A vontade aumentou!
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    É a segunda vez que vejo sobre esse livro e todas as resenhas foram positivas. Gente, cada dia mais me aumenta a vontade de ler ele. Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu estou aqui pensando na dor da Suzy :( é de cortar o coração!

    E... para tudo: que Layout maravilhoso!!!! E sua foto está digna de uma diva pop <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Denise

    Antes de mais nada: que lindo o novo layout! <3 <3 <3 Eu ainda não tinha visto. *---* Em breve vou mudar o meu também, estou ansiosa.
    Sobre o livro, que legal que ele despertou sentimentos bons em você, é ótimo quando isso acontece! Tenho lido ótimas resenhas a respeito e por mais que algumas tenham levantado algumas ressalvas aqui e outras ali, acho que eu faria sim a leitura...

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Dê!
    Mulher, primeiramente, amei o novo layout. Eu gostava do outro, mas esse ficou lindo também.
    É a segunda resenha desse livro que me deparo hoje. Estou achando que é sinal para que eu der uma chance a ele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
  17. Olá Denise, tudo bem?
    Vi uma resenha desse livro esses dias e era tão positiva quanto a sua.
    Agora fiquei curiosa e pretendo ler em breve.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Denise! Como vai?
    Acabei de comprar esse livro, parece até coisa do destino ter me deparado com a sua resenha. Escolhi ele no escuro, pois nem sabia do que o livro se tratava. Mas lendo a sinopse eu já me apaixonei. Agora com sua resenha estou ainda mais segura que a história realmente é boa.

    Beijos, Emy
    Geek Girl

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Então, eu não conhecia o livro e adorei conhecer ele aqui no seu cantinho, vou anotar a dica e espero poder lê-lo, pois adoro tema, ás vezes é bom lê algo do tipo haha

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.