.

[Resenha] Preces e Mentiras:

Título: Preces e Mentiras
Autora: Sherri Wood
Páginas: Emmons
Skoob: Link

Sinopse: Preces e Mentiras - Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

Opinião:
 O Blog Draftas da Nica estava doando livros e eu escolhi esse e o que posso dizer e que me surpreendi com a leitura. Eu já comecei a escrever essa resenha e apaguei, acho que não vou conseguir transmitir o quanto esse livro é bom e também achei ele diferente.
A história é narrada através do olhar de Bethany que no inicio da história se encontra com 7 anos de Idade. Um olhar que vê segredos que podem destruir uma família serem escondido e inclusive segredos na sua própria família que também tentam tratar como normal a situação psicológica de uma das filhas.
Não só pessoas perfeitas que vive essa sociedade, mas também tem aquelas que sempre estão na boca do povo como uma família onde a mãe se veste como uma Vagabunda e não dá nenhuma atenção a sua filha, o que nos próximos anos se torna reflexo da vida atual da garota.

"Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”

Bethany é a narradora desse livro e conhecemos sua família através de sua visão, no inicio temos uma Bethany inocente e criança e que se preocupa muito om sua prima Reana Mae que ela considera como uma irmã já que as suas três irmas nunca ligam muito para ela. Junta ela se diverte com a sua família e também ajuda a esconder segredos. No decorrer dos capítulos vamos conhecendo uma Bethany mais velha e mais inteligente, mas que também não consegue se manter alheira aos problemas da vida mesmo quando a sua mãe tenta e com doze anos ela descobre que sua prima de 11 anos se tornou uma vadia e além disso têm que lidar com os problemas da sua irmã. De todos os personagens achei ela a mais centrada de todas, que não se envolve em problemas para não dar desgosto para a mãe e nem para a família. 
Reana Mae até a metade do livro eu gostava muito dela. Ela era uma coitada o pai quase não parava em casa por causa do trabalho e a Mãe nem dava atenção a ela, ela recebia um pouco de atenção de sua avó e de sua Tia que ia passar as ferias em Indianópolis. Reana era uma boa garota, mas acabou sendo deixada de lado com 11 anos de idade e por conta disso se iludiu e começo a fazer coisas que só adultos faziam e além disso quando mais velha se tornou bocuda e uma verdadeira vagabunda.
Ainda tem muitos outros personagens que faz desse livro muito bom, como a Tracy irmã de Bethany que vive dando pitis, mas existe um motivo por trás disso tudo

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.”
Eu realmente gostei muito dessa leitura, vemos desde abandono familiar na qual a família nem liga para a filha e isso acaba se tornando um reflexo das suas atitudes no futuro. E isso não acontece apenas na ficção e sim na vida real também, algumas conseguem mudar a sua vida sem ser um reflexo do passado, mas muitos não e acabam cometendo os mesmos erros. 
Outro assunto tratado é famílias que tem pessoas com alguma doença mental e não quer assumir isso perante a sociedade, por isso escondem os surtos e adiam as idas ao médio especializado com medo do que a sociedade possa falar. E além disso nos nunca conhecemos por inteiro as pessoas que estão a nossa volta, mesmo que seja da família sempre terá um segredo que pode mudar toda a dinâmica.
Eu sei que não consegui expressar o que senti ao ler esse livro e como ele é bom, mas sabe que as vezes quando se gosta muito de um livro é difícil escrever sobre ele.

A capa traz uma garota representando a Bethany já que ela é a narradora principal e as páginas são amareladas e com a fonte de um bom tamanho, como sempre as edições da Novo Conceito estão sempre muito bem feita.

12 comentários:

  1. Pode ter certeza que conseguiu expressar sim, parece ser um livro de tirar o fôlego, retrata vários assuntos importantes e pesados né

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/09/tag-hall-of-shame-literario.html
    Respondi à tag que você me indicou, vem ver!

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise,
    Gosto desses livros da NC que focam no ambiente familiar, alguns parecem ser ótimos dramas, e os assuntos são sempre hard né. Curto.
    Acho essa menina da capa uma fofa.

    bjs e tenha uma maravilhosa semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Admito que a sinopse não me chamou atenção, porem a sua resenha sim, deu vontade de ler.
    beijo

    http://oipessoinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece bem diferente mesmo! Gostei da indicação. ;)

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu amei a sua resenha, parece ser um livro bem interessante eu fiquei curiosa
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Denise! Tudo bem? Admito que a sinopse do livro não me chamou atenção, mas a sua resenha me deixou curiosa! Quem sabe eu procuro o livro, em breve? Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Denise.
    Quando gostamos muito de um livro, é sempre assim, por mais que escrevemos, parece que ainda faltou algo a ser dito. Eu tenho muita vontade de ler esse livro desde que lançou e gostei de saber sua opinião sobre ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Que de mais esse livro, eu não o conhecia até então. Fiquei com muita vontade em ler ele agora;

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá ...
    Adorei sua resenha !
    Já havia lido outras resenhas e todas elas relatam ser uma leitura surpreendente . Será o que tem aí , heim ?
    Espero poder ler em breve .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que vou pedir esse de presente... gotei da resenha feita.
    Deu vontade mesmo de ler .

    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Nossa, não conhecia esse livro, mas ele parece muito intenso e muito bom.
    Adorei sua resenha, você conseguiu expressar bem aquilo que sentiu pelo livro, acho muito difícil criar uma resenha sobre um livro que nos envolve tanto.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Essa capa sempre me chamou a atenção, mas nunca tinha procurado nada a respeito do livro.
    Mas depois de ler sua resenha e os quotes que tu escolheu, me deu mais vontade ler *-*
    Bjoss
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.