.

PROJETO- De blogueira para blogueira | Tarefa 2 - Como a mídia televisiva manipula o conhecimento das pessoas:


Pessoal e aqui estou eu com mais uma postagem referente ao projeto De blogueira para Blogueira que foi organizado por Gaby Colombo do blog Mundo da Gaby e Lorena Santos do blog Conversando com Lorena .
Para essa segunda tarefa é criar um grupo de quatro pessoas e fazerem postagem com um tema em que cada poste deve se completar e no caso do grupo que estou o tema foi Mídia e cada uma ficou de falar sobre uma média diferente.

Como a mídia televisiva manipula o conhecimento das pessoas
Hoje em dia existe vários meios para que as pessoas possam ter informações como Revistas, rádios, televisão é internet. Só que as informações sempre chegam completas as pessoas, dando a elas uma limitação e cada mídia têm a sua forma de manipulação, pois afinal muitos acreditam em informações que leem e assistem e que pode ser uma informação errada ou ter apenas um ponto de vista.
Uma das mídias mais importante para que se tenha informações é a Televisão, onde costumamos assistir  Jornais, Novelas e programas de variedades. Ninguém nega que é uma boa forma de entretenimento, mais que também pode manipular ou até mesmo ocultar assuntos que devemos ser informados e isso também ocorre para que esses canais consigam atingir uma boa audiência.

Eu assisto muita televisão e antes de começar com uma explicação mais profunda, acredito que nem todos são manipulados até porque a mensagem é recebida de forma diferente por cada telespectador e na maioria das vezes as pessoas que são mais atingidas e acreditam em tudo que se vê, são as pessoas menos instruídas, mais olhe bem digo isso por conta da convivência de algumas pessoas que conheço. 


Voltando ao assunto os Jornais  pode se dizer que prática um pouco dessa manipulação, pois muitas vezes dá foco em noticias menos relevante e em outros que a população deveriam saber é pouco comentada e nem sempre tão detalhadas e isso também ocorre em programas de fofocas e outros.
A manipulação vêm de uma forma mascarada e nem sempre direta,  mais como disse anteriormente nem todos são atingidos, isso acontece porque nem todos conseguem filtrar as informações e ao receber uma noticia e não sair em busca de conhecimento ou de mais explicações e acreditar em tudo o que vê é o que consideramos manipulação por exemplo se falarem que um produto ajuda a pessoa a ficar bonita e ficarem passando aquilo repetitivamente e ainda associar a imagem de uma bela pessoa de um padrão considerado agradável para eles  o telespectador vai atrás achando que só o produto vai fazer efeito e esse é um dos tipos que podemos ver ao assistir televisão.


Postagens do Grupo:
Blog Isabellefreire - A Influência da Mídia na Beleza
Blog Studiodacarioca - A influência das mídias


11 comentários:

  1. Adorei o post!!
    Acho que com o tempo, as pessoas estão passando a ser mais 'pensantes', e aos poucos acho que vai melhorando. :D tomara, né?! rsrs.
    Um mega beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise!
    Adorei esse tema e o seu texto.
    Realmente a mídia televisiva manipula muito o conteúdo que é transmitido para gente. Cabe a cada um absorver somente o que é relevante e não se deixar manipular por tudo que vê.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  3. Oiii Denise! Concordo plenamente com você e com a Gaby, acho que quanto mais o tempo está passando, mais as pessoas estão acordando pra verdadeira realidade e não se deixando influenciar. Ótimo post, sucesso!

    www.melninas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi De, tudo bem?
    Amei o post, muitas vezes somos alienados pela mídia (e MUUITAS vezes não estamos nem ai para isso), temos que saber se deixaremos isso ou não acontecer.

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, De... que legal!

    Adoro esse tipo de postagem, e achei a sua reflexão excelente. Eu concordo com você, acho que há muita manipulação e as pessoas nem se dão conta.
    Aí temos um bando de alienados.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  6. Oláá!
    Que projeto legal, achei o tema bem interessante.
    Creio que a mídia manipula pessoas alienadas, que não possuem uma opinião a formada a respeito de determinado assunto. Sendo assim, tudo o que ouvirem é ditado como correto e que deve ser seguido.
    Ótima postagem.
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse assunto que vocês decidiram falar, bem legal.
    Acho que existe muito mais manipulação do que imaginamos, mas isso provem de vários fatos. Um pequeno exemplo é estudos sobre psico dinâmica das cores, e a influência que elas tem em nossa mente. Porque não é por acaso que as marcas tem a cor que tem.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse tema me lembrou a Saga de Livros, depois adaptada ao cinema, Jogos Vorazes. Você conhece? Ela mostra muito bem como o governo, e outros poderes, manipulam tudo que passa na TV para as massas, muito interessante.

    Abraços,
    Alessandro Bruno
    www.rascunhocomcafe.com/2015/07/definicao-de-nerd.html

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da postagem. Hoje em dia acho muito mais difícil manipular as informações. Antigamente quando se tinha acesso apenas a tv, era bem mais fácil. Mas hoje com a internet, dá para ter acesso a tudo. Mas acho que isso acontece o tempo todo, principalmente nas novelas. E no facebook, então? Jogam um assunto lá tipo falar de gay/pastores e fica todo mundo discutindo sobre o assunto e esquecem dos verdadeiros assuntos que estão afundando nosso país.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. "Na maioria das vezes as pessoas que são mais atingidas e acreditam em tudo que se vê, são as pessoas menos instruídas". Concordo totalmente... Como comentei lá no Melninas, se você pesca uma informação, tem que ir atrás de conhecimento de causa, e não simplesmente acreditar naquela fonte única, porque isso sim é alienação.

    Tem influência? Sim, com certeza, mas não controle total de informações. A mídia controla quem se deixa ser controlado!

    Beijos,

    Paty
    www.booknerd.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Denise!
    Questões muito bem colocadas.
    Que a mídia manipula as notícias todos sabem,a questão é se quem recebe essas informações se deixa manipular ou não.
    Tem alguns livros que retratam bem isso.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.