.

[Resenha] Memórias de uma Gueixa:

Titulo: Memórias de uma Gueixa
Autor: Arthur Golden
Páginas: 457
Skoob: Link


Sinopse:"Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.





Opinião:
Memórias de uma Gueixa, foi uma releitura que fiz e com esse livro conclui o desafio que estava participando, no dia cinco posto o resultado.
Eu gosto muito da leitura desse livro, pois o autor escreve muito bem e explica certinho os termos que nós não conhecemos para não restar duvidas.
Muitas pessoas acham que Gueixa é uma prostituta, mas não é o que vemos nesse livro, tudo bem que elas vendem a virgindade delas, mas no mundo em que vivemos hoje já escutamos falar de garotas/garotos que também vendem e não são prostitutas.
Nesse livro conhecemos a pequena Chiyo uma menina de nove anos que mora com o Pai, a irmã e uma mãe beirando a morte e que tem sonhos. Ela ingenua e com seus olhos cinzas conhece o senhor Tanaka e se encanta com ele, mas os sonhos dela se torna um pesadelo
Já que o senhor Tanaka ajuda a vender ela é a irmã dela, com isso Chiyo vai para um Okiya para aprender a se tornar Gueixa, mas ela acaba virando uma empregada por conta do que ando aprontando e também por causa da invejosa da Hatsumomo.
Seu destino só muda quando ela conhece a Mamenha que faz uma aposta com a Mamenha falando que Chiyo ira pagar suas dividas antes dos vinte anos.

 "... A Ideia de vestir aquelas roupas delicadas que tanto admirava e de me apresentar numa sala cheia de homens bastava para fazer as palmas de minhas mãos ficarem escorregadias de suor..."

 Quando Chiyo estreio como aprendiz de Gueixa seu nome passou a ser conhecida como Sayuri e passou a visitar casas com a Mameha, só que Hatsumomo quis estragar tudo e intentou um monte de coisa. Então para que tudo desse certo a Mameha falou que a vida de Sayuri dependia de dois homem e assim deu um jeito de a apresentar ao Dr. Caranguejo e ao Nobu, só que Sayuri estava encantada e sonhava com o presidente.
Uma personagem que me irritou muito foi a Hatsumomo porque Chiyo era apenas uma criança e Hatsumomo começou a fazer de tudo para destruir ela, acho que tudo isso por pura inveja e com medo de que Sayuri tivesse mais sucesso que ela.
Agora a Chiyo/Sayuri ela era muito ingenua no começo do livro, até que ela começou a ver que a realidade seria diferente do que ela acreditava. Sua ingenuidade só mudou quando ela realizou o a perda do Mizuage com quinze anos e começou a ver as pessoas com outros olhos. Mas mesmo assim ela ainda continuava a sonhar com o presidente.
O autor escreveu a historia como se a Chiyo estivesse contando para uma pessoa, então em todos os capítulos ela é a narradora é como se foce um diário e isso foi bem desenvolvido.
Com esse livros acabamos conhecendo um pouco a cultura Japonesa na época antes da Guerra.
Como muitos de vocês já devem saber tem o Filme Memorias de uma Gueixa baseado nesse livro e eu gostei muito, assistem vocês vão gostar.
Na época que comprei esse livro ele estava 60 reais, mas paguei 9,90 em uma promoção e foi muita sorte minha se não nunca leria esse livro bom. Vale a pena conhecer essa historia e o mundo das Gueixas.

“Naquele momento eu deixei de ser uma menina com uma vida vazia para ser alguém com um propósito. Percebi que ser gueixa poderia me trazer uma coisa: um lugar no mundo."
"... Segurava a bengala com suas duas frágeis mãos , de olhos fechados, e inspirava profundamente o aroma do passado."

16 comentários:

  1. Esse livro é um dos meus preferidos. Amei conhecer um pouco mais da cultura das gueixas. Tentei assistir o filme mas desisti. Prefiro ficar com o livro mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Legal esse livro, ele mostra um pouco sobre a história da china e o que as mulheres da epoca pensavam ne? Interessante.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, mas assisti o filme. É bom pra aprender sobre uma cultura tão diferente da nossa. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro e nem vi o filme, mas morro de vontade! Deve ser uma história emocionante, e muito legal você ter relido.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Oie linda, tudobem?
    Passando para ver as novidades e achei bacana sua resenha, até porque eu sempre vi esses livros nas livrarias e tudo mais e nunca tive interesse de ler. Não sei, tem alguns livros que temos receio em comprar e não gostar. Eu nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Gostei do jeito que vc falou do livro e espero poder ler algum dia, até porque eu preciso depois renovar a minha lista de leitura =] Enfim...Parabens linda por se expressar tão bem sobre o livro.


    Bom, passei para te convidar para vim dar uma olhada na minha RESENHA NOVA.
    Depois passa lá e deixa sua opinião. Se cuida e fica com Deus.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Denise =)

    É uma vergonha, mas embora eu tenha gostado muito do filme, ainda não li o livro. Até coloquei ele na minha meta esse ano, e espero que eu consiga ler, pois morro de vontade de conhecer um pouco mais a história.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. ótima resenha! O livro parece ser interessante! Tem post novo lá no Blog, já viu? Passa lá e comenta o que achou! Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro eu não li, mas já vi o filme!
    Sempre fico interessada em livros assim pela oportunidade de conhecer uma cultura diferente.

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. minha amiga disse que é mega bom.
    beijos
    blogdabellas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti o filme, mas ainda nao li o livro. Gostei muito do filme e espero gostar muito do livro também.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Confesso que assisti ao filme, mas ainda não tive oportunidade pra ler o livro! E que preço lindo você pagou, hein? Super promoção (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  12. nao li o livro e n vi o filme hahhaa sim, super desatualizada eu

    Acabei de fazer o insta, segue , Sigo de volta!!!
    http://instagram.com/jujupmedeiros

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Comecei este livro em 2012 e parece na página 222. hahaha mas espero terminá-lo um dia.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler este livro, não sabia exatamente sobre o que se tratava, mas parece ser muito bom. Sou apaixonada por esta capa, acho ela linda.

    Beijos,
    http://algoadefinir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não o li.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é belíssimo! A resenha ficou muito boa. Fiquei até com vontade de reler.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.