.

Resenha | Garota Exemplar - Gillian Flynn

 

Título: Garota Exemplar

Autora: Gillian Flynn

Páginas: 448

Nota: 4/5

Skoob: Link

Sinopse: Desde sua publicação, em 2012, Garota exemplar tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. Agora, a trama sobre o casamento que sai tragicamente dos eixos chega aos cinemas, numa superprodução da Twentieth Century Fox dirigida por David Fincher (A rede social e Clube da luta) e estrelada por Ben Affleck e Rosamund Pike. O roteiro é assinado pela própria Gillian Flynn. O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.


Opinião:

Garota Exemplar é um livro escrito pela autora Gillian Flynn e que teve um adaptação cinematográfica em 2014, nessa história conhecemos o casal  Amy e Nick, ambos jornalistas, eles se conheceram uma festa Nick o típico homem que chama atenção de toda mulher, inteligente, bonito e do outro Amy, charmosa, divertida. 

Os dois se casam e levavam uma vida dos sonhos em New York, com uma boa casa, ambos em um bom emprego e com toda a diversão que precisavam, porém aconteceu a crise financeira e com isso ambos perderam seus empregos, só que Amy era rica diferente de seu marido que precisou trabalhar muito em sua vida, sem emprego Nick resolve voltar para a cidade de sua infância, para ficar mais próximo de sua mãe que está doente.

Amy não gosta da proposta, mas acaba indo mesmo estando infeliz de estar longe da cidade que mais gosta, alguns anos se passaram e eles estão prestes a comemorar o aniversário de cinco anos de casados, quando Nick chega em sua casa e não encontra a sua esposa, Amy desapareceu.

Então começa a busca por pistas do paradeiro de Amy e ainda gera uma repercussão enorme , pois os pais dela são escritores de uma série de livros muito famosa que foi baseado nela, bom todos agora estão de olho nesse caso, chamando a atenção de grandes meios televisivos e Nick se torna o principal suspeito, mesmo não sendo o culpado, porque várias pistas vão surgindo no decorrer do caso.


O relacionamento desse casal é toxico, pois não estão feliz juntos, mas não querem abrir mão do casamento, Nick que antes era apaixonado pela mulher agora é cheio de segredos, que ele tenta esconder da esposa, mas ela sabe de tudo, ele não pede a separação porque perderia o seu Bar, já que Amy emprestou o dinheiro para que ele abrisse o negócio e ela não queria separar para não dar liberdade para Nick.


Nenhum dos dois são mocinhos, os dois são egoístas que estão se destruindo ao permanecerem nesse relacionamento, Nick só pensa nele, mente um monte e não aceita escutar a verdade de outras pessoas, sempre da um jeito de desconversar, ele não queria ser igual ao seu pai, mas acabou sendo pior, ele começa a seguir as pistas de aniversário de sua esposa e isso acaba dando munição para a investigação, mas também vai descobrindo que sua esposa é vingativa e como ela pode chegar longe para cumprir seus objetivos.

Eu já tinha assistido ao filme, então já sabia que o Nick não era o culpado, mas não estava preparada para a raiva que senti desses personagens, deu vontade de dar uns tabefe no Nick e falar para ele deixar de ser um canalha e um banana e assumir seus erros, libertar eles desse casamento que fracassou a muito tempo. Ele não tem um pingo de coragem e sinceramente nem amor próprio, enfim senti muita raiva dele.


Além do Nick, temos capítulos narrados por Amy, essa mulher é uma psicopata, ela sabe manipular direitinho as pessoas, possui muitas personalidades e conforme a história vai acontecendo descobrimos seus planos e tudo que ela fez quando era jovem manipulando colegas de escola, inventando mentiras que ela tanto acredita que parece até verdade.

Ela tentava ser perfeita assim como a personagem do livro criada pelos seus pais, ela mudava de acordo com a situação, quando conheceu Nick ela era engraçada, sorridente para poder chamar sua atenção, depois de cinco anos de casado ela era distante, não sorria mais, pensa em uma mulher detestável que planejou a destruição do seu marido por um ano, quando a situação começou a mudar ela elaborou um plano b e confesso que ela colheu o que plantou.


Enfim, Nick e Amy são detestáveis, não se amavam mais, só que eram os únicos que entendiam um ao outro, esse foi o primeiro contato com uma história da autora, li Garota Exemplar na força do ódio, essa leitura me fez ter um misto de sentimentos, mas nenhum foi bom, todos os personagens desse livro são tóxicos cada um de sua forma. Eu posso ter sentido muita raiva, mas a história não é ruim, é envolvente e bem escrito, super já quero ler outros livros da autora. Esse não é uma história que da para ler de uma vez só, só de escrever essa resenha já lembro da raiva que passei com os personagens.

Esse livro se não me engano ficou mais de um ano na minha estante, então como eu tenho meu desafio de ler 30 livros antes dos trintas que separei os livros em uma lista, resolvi ler esse que faz parte do meu desafio.


Essa era minha décima primeira mentira. A Amy de hoje era agressiva o suficiente para você às vezes querer machucá-la. (…). Minha esposa não era mais minha esposa, mas um nó de arame farpado me intimando a desfazê-lo, e eu não estava à altura do trabalho, com meus dedos grossos, insensíveis e nervosos.
Aquelas caças ao tesouro sempre se resumiam a uma única questão: quem é Amy? (o que minha esposa está pensando? O que foi tão importante para ela no último ano? Quais momentos a deixaram mais feliz? Amy, Amy, Amy, vamos pensar sobre Amy).
O amor faz você querer ser um homem melhor – certo, certo. Mas talvez o amor, amor de verdade, também lhe dê permissão para ser apenas o homem que é.


 

8 comentários:

  1. Amei a resenha, nunca li o livro e nem vi o filme, mas tenho muita curiosidade.
    Eu vi um vídeo legendado de Mad Woman da Taylor Swift que era com cenas do filme então praticamente assisti o filme por saber o que aconteceu. Mas fiquei bem curiosa pelo casal ser tão disfuncional e ainda ficarem juntos.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise. Como vai? Não li este livro, mas tenho vontade. Que bom que gostou de o ler. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise,
    Eu não sabia que o livro era tão intenso assim. Eu sei que o Ben Affleck recebeu muita atenção por sua interpretação e quero bastante ver o filme, mas por sua resenha eu dispenso totalmente o livro. Acho que o filme já vai ser suficiente.
    Ótima resenha ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei, Denise, tudo bem? Eu já vi muitos comentários a respeito dessa história, tanto positivos quanto negativos. Eu não leria porque se um personagem me fazendo raiva eu já fico com vontade de parar de ler, imagina dois, e os principais kkk. Mas pelo menos você gostou da história, apesar das ressalvas.


    Books House

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro. Já assisti algumas partes do filme, mas acho que nunca assisti por inteiro também. Dá aquele ódio quando os personagens são tóxicos né?! Mas legal saber que a história é bem escrita e envolvente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Denise.
    Eu amei esse livro. Adoro quando a gente fica dividido entre quem está falando a verdade como nesse livro. A cada novo capitulo eu mudava minha opinião hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Deve ser ótimo esse livro, ainda não li essa obra.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas confesso, não me chamou tanta atenção assim.

    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

TOP 5 | LIVROS DESEJADOS

Hey pessoal, hoje trago um poste de livros que desejo e tem até livro que ainda não foi lançado, mas que já está na pré-venda  e pretendo co...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.