.

Resenha | Um Clichê Para Chamar de Meu - Renata Varela

Título: Um Clichê Para Chamar de Meu
Autora: Renata Varela
Páginas: 429
Nota: 4/5
Skoob: Link

Sinopse: Nirvana está em busca de um clichê. Para a vida real e para a ficção. Nirvana é uma escritora independente que acaba de sair da casa dos pais, pronta para lidar com os desafios da vida adulta, além de esticar os dedos e escrever em tempo integral. O que ela não esperava era que, desde o primeiro dia de mudança, um bloqueio criativo ia tomar conta da sua mente, e nem um parágrafo ia ser feito. Até que, depois de uma noite empolgante num encontro nostálgico com um de seus antigos colegas de Ensino Médio, Nirvana volta para casa cheia de ideias. E lá, ela encontra uma mulher desconhecida em seu quartinho-escritório, que diz ser... uma de suas personagens, Anna Molly. O resto, como se diz... virou história.
Opinião:
Em um clichê para chamar de Meu, conhecemos Nivana, e sim ela tem um nome de uma banda por conta do seu pai, a personagem em uma parte da história explica seu nome. Bom ela é uma escritora que está passando por um grande bloqueio, não consegue escrever uma nova história, além disso está passando por mudanças, deixando a casa que viveu por tantos anos para conquistar sua independência e privacidade, afinal ela morava, com pais, tios, tias, primos, avó em uma única casa.
Nirvana também conhece Oliver, inclusive eles estudavam juntos, mas ela não se lembrava dele, pois antes não dava muita importância para todas as pessoas ao seu redor na escola, só que essa falta de lembrança não impede que eles se aproximam e se conheçam.
As situações pela qual citei acima é o de menos para a protagonista, porque algo muito estranho acontece com Nirvana, ela passa a ver e conversar com uma de suas personagens, inclusive acha que está ficando doida, porém resolve aceitar e escrever.
Entre escrita, família, amigos, Nirvana vai aproveitando a sua juventude, amadurecendo e aprendendo sobre seus sentimentos, a protagonista consegue se dedicar a escrita e ainda conhece boas pessoas desse meio, outros escritores que se tornam bons amigos. Sua família é bem unida, mesmo morando em outra casa sente falta de ver eles todos os dias e de passar pequenos momentos com eles, ela tem uma boa relação com os seus primos, sempre muito unidos, se ajudam e apoiam as escolhas um dos outros, além disso ela recebe uma grande noticia de seus pais e precisa se acostumar com ela.
Uma coisa boa dessa história foi que não ocorreu amor a primeira vista, o romance dela foi construído na base da amizade e na confiança, com o rapaz respeitando o espaço dela e super chipei ela e Oliver juntos, inclusive por conta de experiências anteriores, Nirvana teve que aprender a voltar a confiar para poder viver um novo romance, não só no amor, mas também em sí mesmo.
Um chick lit, gostoso de se ler e que eu li em apenas um dia e olhem que ele tem 429 páginas, mas não conseguia largar a história, li ainda pelo aplicativo do kindle do notebook. Adoro histórias leves e divertidas, ainda mais porque estou em uma época que só ando lendo romances. Já li outras histórias da autora e já resenhei algumas por aqui, a escrita dela é bem envolvente, indico lerem algo da autora.

Há uma coisa estranha que ninguém fala sobre períodos de mudança: acontecem de mansinho. Sem grandes anúncios, as mudanças vão acontecendo, e quando menos esperamos, ali estamos, mudados. Seja uma mudança sutil ou algo grandioso, é difícil acontecer de uma hora para outra (a não ser um corte de cabelo desastroso; esse todo mundo nota).
Porque se apaixonar é como estar no meio de uma tempestade: a gente nunca sabe onde e quando vai cair o primeiro raio. E eu sempre fujo antes de sequer começarem os relâmpagos. É por isso que nunca me deixei encharcar numa tempestade.
Há algum fenômeno cósmico que faça possível esse tipo de evento? Tipo, personagens fictícios aparecendo na nossa frente como pessoas reais e interessantes?

6 comentários:

  1. Oi, Denise

    Achei sensacional o nome da personagem ser Nirvana! Hahahahah
    E um romance que vai sendo construído aos poucos é sempre promissor, muito melhor do que esses instaloves que vemos por aí.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise como vai? Eu li esse livro da Renata e fiquei encatado com a escrita dela e o livro é tão gostoso de ser lido. Um Chick Lit levíssimo e muito bem elaborado por Renata. Ótima resenha, abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá lindona, esse livro eu não conhecia mas amo chick lit, acho que as histórias fluem de forma rápida comigo.
    Amei conhecer o livro.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, tudo bem?
    Curti bastante a sinopse, acho que seria um livro que eu iria gostar, já vai para a minha listinha infinita
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Oi, De!

    Uau, bem grande o livro! Adorei o título aliás, achei bem fofo haha e é muito bom saber que o romance não acontece de imediato, dessa forma acaba sendo mais crível quando eles finalmente se apaixonam e ficam juntos

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise,
    Ah, não. O nome da minha filha agora vai ser NOrvana, pelo meme. hehe
    Eu gostei do fato dela ser escritora. E esse tom de liberdade que ela ganha.
    Espero ler em breve. Quer dizer, nem lembro se tenho no Kindle, acho que sim.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

RESENHA | A escolha perfeita - Tia Williams

  Título : A escolha perfeita Autora : Tia Williams Páginas : 350 Nota :  4/5 A escolha perfeita é uma história escandalosamente sexy e dive...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.