.

Resenha | Noite outra vez - Alana Gabriela

Título: Noite outra vez
Autora: Alana Gabriela
Páginas: 240
Nota: 4,5/5
Onde Compra: Link

Sinopse:  Até que as estrelas apareçam ou que seja dia.
Depois de se machucar em um acesso de raiva, Caleb passou a evitar o piano, submergindo em dias cada vez mais nebulosos e tão escuros quanto a noite. Para evitar um novo acidente, ele se refugia na casa do avô. Mas mais do que qualquer coisa Caleb quer esconder a verdade violenta por trás do que o fez parar de tocar. Acostumada a ideia de que é uma decepção para seu pai, Gris Stewart tenta se afastar dos sentimentos ruins assistindo a vida através das fotos que costuma tirar. Mas nem sempre é possível, muitas vezes é noite em seus dias. Todos os seus problemas estão ligados a um único evento: o dia do seu nascimento. Há muitas palavras escondidas, verdades não ditas e fantasmas do passado que ela não tem certeza poder lidar. Os caminhos dos dois adolescentes se cruzarão na bela e tranquila cidade no interior da Inglaterra, e eles precisarão decidir entre o caminho da verdade ou do silêncio, da noite ou do dia para seguirem em frente. Noite outra Vez narra uma sinuosa trilha de recomeços, autoconhecimento e amizade.
Opinião:
Noite outra vez é a nova história da autora Alana Gabriela que está disponível no amazon, nessa histórias conhecemos dois jovens Caleb e Gris que ainda estão descobrindo o mundo e aprendendo a lidar com os problemas e com os seus sentimentos, mesmo que seja difícil, se abrir para as pessoas próximas é um dos obstáculos que eles precisam enfrentar.  Dois jovens que se apoiam na qual nem sempre é necessário dizer algo para isso.
Gris morava nos EUA e se vê obrigada a ir para Londres com o seu Pai, pois ele desejava retornar ao lugar que nasceu e ficar próximo ao seus pais, ela é uma personagem que ama fotografia e parece que sua máquina já faz parte dela, a garota curte tirar fotos e retratar os sentimentos ao seu redor e também para não esquecer. Seu nome verdadeiro é Grace, mas ela não se considera uma graça e sim algo cinzento e sombrio, pois considera-se culpada pela morte da mãe que não conheceu e esse sentimento se intensifica quando vê seu pai chorando pelos cantos da casa com saudades da falecida esposa.
Ela não gosta de conversar com o seu pai a respeito do que está sentindo e da troca de nomes, mas quando passa a conviver com a sua avó a senhora resolve tocar no assunto, causando confusão o que a leva a entrar em conflito com o seu pai. Gris ou Grace é uma personagem fechada, que cultiva poucas amizades, que sorri pouco e que não gosta de conversar muito e são barreira que ela precisava enfrentar, sua melhor amiga está a quilômetros de distância e nisso entra o outro protagonista da história Caleb, ele se torna próximo da garota e ambos possuem seus problemas, acabam se entendendo inclusive no silêncio, o garoto pode se dizer que é um dos motivos pelo qual Gris começa a sorrir um pouco mais e a se sentir leve , ela também se torna próxima de Alfie amigo de Caleb. Gostei de ver amizade dela com Caleb, são sentimentos singelos e ela precisava de alguém como ele para se apoiarem.
"Não existe perfeição – murmurou. – Somos corpos completamente cheios de falhas. Precisa lidar com isso."
Caleb o outro protagonista dessa história, um jovem que amava tocar piano e respirava música, se vê a meses sem tocar, ele quebrou os dedos e depois disso não conseguia mais tocar, se sentia nervoso e se recusava a tocar com medo de não ser como antes.  Ele não conta aos seus pais o que acontece para que seus dedos quebrassem. Um personagem que não gosta de ficar sozinho, pois os sentimentos que tem nesses momentos são de angustia, solidão e medo. Caleb passa a visitar seu avô um refugiado que está cego e pede para que o neto comece a ler o seu diário e nessas páginas conhecemos a história de seu avô e de sua tia avô que nunca teve a chance de conhecer, uma história triste que mexe com o garoto e lhe apresente uma nova visão do ser humano, confesso que a história do diário também mexeu comigo.
O garoto precisa superar o seu medo de tocar, mas para isso ele precisa se abrir e falar o que aconteceu e seus sentimentos para o seu pai, depois das visitas com o seu avô ele chega a conclusão que é melhor conversar do que se afastar das pessoas ao esconder o que sente, só que ele precisa de tempo para absorver essa ideia antes de contar a verdade. Ele sempre sai com a Gris uma forma dos dois se distraírem e estarem na companhia de outras pessoas.

Uma bela história que retrata refugiados, ansiedade sofrida pelo Caleb, medo de sua própria verdade, amizade, solidão. Uma história bela e delicada que retrata dois jovens perdidos e suas famílias, que estão aprendendo a lidar com o que sentem,  e entender que conversar é a melhor escolha. Super indico vocês lerem essa história, inclusive destaquei muitos quotes da história que vai estar em um outro poste, pois são muito bons e sei que a resenha ainda não vai retratar a delicadeza da obra, ainda mais porque não consigo colocar tudo que senti na escrita dela.
Uma dica é lerem no final a nota da autora que mostram suas intensões com essa obra, principalmente na parte do diário a onde retrata a parte dos refugiados. E a intensão da autora foi muito boa.


“Mas quando compreendi a guerra, o que levou muito tempo, comecei a refletir sobre as pessoas. Elas escolhem seus caminhos e cada escolha tem uma consequência. O livre arbítrio. Muitas dessas escolhas afetam muitas outras. Isso é a guerra. Um monte de escolhas malfeitas e suas respectivas consequências.”
"As escolhas que fazíamos afetava o mundo a nossa volta em proporções que não dava para cogitar. Poderia ser algo pequeno, sem um significado muito grande, mas más escolhas podiam causar problemas."
"...pessoas podem mudar se quiserem – falou baixinho com um leve sorriso, como se fosse um segredo apenas nosso."


11 comentários:

  1. Oi, Denise
    Eu li a versão beta da história e ainda não conferi as mudanças, mas já tenho no kindle e não vejo a hora de ler. Eu adoro a escrita da Alana, é muito sensível.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise como vai? Eu já li vários livros da Alana Gabriela e, posso dizer sem medo que ela é uma das melhores e mais talentosas escritoras do Brasil. Suas obras normalmente são de uma sensibilidade impressionante, sem contar sua escrita que é extremamente precisa e peculiar. Adorei sua resenha, preciso ler essa obra, pois essa, ainda não li. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Não conhecia a autora e a história parece tão legal e com fácil reconhecimento.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estupendo post! Me encanta todo! Espero tu opinión en mi última entrada! Feliz día! ♡♡♡

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise! Soube desse livro quando anunciaram seu lançamento, e acho a história interessantíssima! Parece ser daqueles livros que a gente se emociona horrores e tira várias lições também ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Oiii Denise

    Tenho um livro de fantasia da Alana pra ler e estou bem curiosa em conhecer a escrita dela, gostei desse novo, não sabia que retratava refugiados e tal, achei mega interessante, com certeza quero ler futuramente.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise!
    Tbm adorei essa leitura, foi difícil colocar em palavras o que senti tbm!
    Torcendo pra q muitos ainda possam conhecer essa história tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio coisas boas sobre os livros da Alana, parecem ser ótimos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dessa temática onde mostra a realidade de outras gerações e de outras classes sociais. Livros que mostram o que acontecem com as pessoas depois e durante uma guerra são para serem lidos e aprendidos. Com certeza esse entrou na minha lista de leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Denise

    Tenho lido bons comentários a respeito deste novo livro da Alana. Acho muito interessante e relevante o fato da situação dos refugiados ser abordada.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dê!
    Eu li esse livro da Alana antes de lançar e achei maravilhoso e diferente. Ou seja, a cara dela!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

RESENHA | A escolha perfeita - Tia Williams

  Título : A escolha perfeita Autora : Tia Williams Páginas : 350 Nota :  4/5 A escolha perfeita é uma história escandalosamente sexy e dive...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.