.

Resenha | Garoto 21 - Matthew Quick:

Título: Garoto 21
Autor: Matthew Quick
Páginas: 272
Nota: 5/5
Skoob: Link

Sinopse: Repetir um movimento várias e várias vezes ajuda a clarear a mente uma lição que Finley aprendeu muito cedo, nas quadras de basquete. Numa cidade comandada pela violência do tráfico e da máfia irlandesa, vestir a camisa 21 e dar o sangue em quadra é sua válvula de escape. Vinte e um também é o número da camisa de Russ, um gênio do basquete. Ou pelo menos era. Recém-chegado à cidade de Bellmont depois de ter a vida virada de cabeça para baixo por uma tragédia, a última coisa que ele quer é pegar de novo numa bola. Russ está confuso, parece negar o que lhe aconteceu e agora se autointitula um alienígena de passagem pela Terra. Finley recebe a missão de ajudá-lo a se recuperar e, para isso, precisará convencê-lo a voltar a jogar, mesmo sob o risco de perder seu lugar como estrela do time. Contra todas as probabilidades, Russ e Finley se tornam amigos e, por mais estranho que pareça, a presença de Russ poderá transformar a vida de Finley completamente. Uma emocionante história sobre esperança, amizade e redenção, com a prosa sensível e inteligente de Matthew Quick.

Opinião:
Em Garoto 21 conhecemos Finley um jovem bem calado e que interage mais apenas com sua família e sua namorada/melhor amiga,  apesar de fazer parte do time de basquete ele não é muito popular. Algo aconteceu com ele quando era criança, mas nunca se abriu para ninguém e descontou tudo em jogar basquete e mesmo não sendo o melhor jogador, ele se esforçou para estar no time em uma posição merecida. 
Só que sua posição estava correndo risco, mas por ser um bom garoto, acabou ajudando o treinador, pois o homem queria que Finley se aproxima-se de um novo aluno da escola antes das aulas começar, pois Russ tinha sofrido um grande trauma e parado de jogar basquete, fora isso ele acreditava ser um alienígena que estava de passagem na terra e que em breve retornaria para seus País em outro planeta e prefere ser chamado como Garoto 21, então Russ passa a ser uma sombra do Finley, sempre andando junto com ele e com sua namorada, na escola Russ atendia por seu nome, mas longe preferia ser chamado como garoto 21.
Finley não entendi muito bem o Russ, e sabia que o garoto 21 era apenas uma forma de afastar os outros do verdadeiro Russ, um garoto amável e um ótimo jogador de basquete. Os dois andam juntos, mas apesar de algumas vezes não trocarem muitas palavras se dão bem, inclusive Russ acha a presença de Finley tranquilizadora.
Apesar do garoto estar sempre com Russ, finley não tenta insistir para que o Russ entre no time do basquete contrariando seu treinador, pois sabe que vai perder sua posição no time, e o basquete é uma das coisas mais importante para ele, mas ele acaba sedendo a pressão do treinador e Russ volta a jogar, ai já da para imaginar o que acontece.
"Nas minhas lembranças, ela faz cesta dezenas de vezes antes de eu recuperar a bola, mas nunca mais sai do meu quintal - nós dois continuamos jogando por anos e anos. "
A vida de ambos os jovens não é perfeita mais claramente Russ possui mais chances na vida que Finley, para piorar a vida de Finley da ainda uma desandada maior, depois de algo que acontece com sua namorada, o garoto fica meio transtornado, mas por outro lado ele passa a falar e a desabafar, revoltado com o que acontece, sem esperança de mudar de vida e ir embora do lugar onde morava e que desgraçou sua família.  Ambos os jovens começam a mudar conforme o decorrer do tempo, Russ, começa a superar o que aconteceu com sua família e aceitar a realidade, enquanto Finley passa a se comunicar mais com outras pessoas, demonstra mais atitude. Eles precisaram amadurecer muito jovem, já que passaram por situações traumatizantes e demora, mas a história mostra o que aconteceu com finley para ser tão calado.
Eu meio que me estressei com o treinador, por conta da pressão que ele fazia a em cima do finley, aproveitava que o garoto possuía um bom coração, ele é frágil apesar de não demostrar muito isso.
Fora isso , eu adorei a história e não queria que acabasse. Comprei esse livro no Sábado e no domingo já tinha lido ele, pois não conseguia parar de ler, até me questionei o porque só tinha lido um livro do autor até hoje, agora quero ler mais livros do autor.


"É porque você é uma boa pessoa. Porque é fácil ficar perto de você. Porque você é você. Não exige nada de ninguém nem diz qualquer coisa negativa... nunca. Há tanta gente que suga a vida de todos ao redor, mas você não. Você dá força às pessoas, apenas por ser quem você é."
"Nem sempre é possível escolher o papel que vamos desempenhar na vida, mas, independente do que se faça, que seja da melhor forma possível. "
"Não sei o que dizer, então não digo nada, como sempre"
" A verdade é que muitas coisas aconteceram comigo, coisas boas e ruins. Eu precisaria de muitas palavras para explicar, mais palavras que sou capaz de dizer."

6 comentários:

  1. Tão Denise! Tão bom quando a gente se agarra assim numa leitura né? Nunca li nada do autor, mas agora fiquei bem interessada!

    Bjs, Mi

    https://oquetemnanossaestante.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li dois livros do Matthew e o acho bom escritor, mas esse do post eu não conhecia. Parece ótimo.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  3. Impossível ler sua resenha e não querer conhecer as obras do Matthew, esse livro parece ser incrível mesmo. Já anotei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Parece aquelas histórias amorzinho que você acaba de ler carregando no coração grandes mensagens e aprendizados. Nunca tinha ouvido falar desse livro mas já vou pesquisar mais!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dê!
    Nunca li nada do Matthew mas ele é bem elogiado. Fiquei curiosa sobre o que aconteceu com Finley
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise.
    Nunca li nada do Matthew apesar de ter O Lado Bom da Vida. Mas gostei bastante da premissa dele. Fiquei curiosa para desvendar o desenrolar da história.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.