.

Resenha | Surpreendente! - Maurício Gomyde:

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 272
Nota: 4,5
Skoob: Link

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Opinião:
Faz dias que li Surpreendente, mas acabei enrolando para escrever essa resenha. Bom então vamos conhecer mais um pouco da história.
Na história conhecemos Pedro Diniz, que é considerado um milagre, ele estava ficando cego, mas o problema estagnou na juventude dando a chance de Pedro lutar pelo seu maior sonho, que é tornar-se um grande cineastras. Ele é apaixonado por cinema, principalmente os clássicos e pensa que pode mudar a vida de uma pessoa através dos filmes,  luta para manter vivo o último cine da cidade, mas sem sucesso, restando apenas a vídeo locadora que trabalha em um bairro distante. 
Porém quando tudo está indo bem demais acontece uma grande reviravolta na vida de Pedro, consequência de duas brigas da qual ele participou, mas que acabou trazendo desespero, medo. Pode-se dizer que a vida dele estava desmoronando, seus pais estavam passando por uma crise, o seu maior medo acontece, a doença avançou e ele estaria cego em pouco tempo, em um primeiro momento Pedro se fechou, não queria falar com seus Pais e nem com o seu melhor amigo. 
Como segredos não duram para sempre, Fit descobriu o que estava acontecendo, convencendo o seu melhor amigo a gravar o melhor filme de sua vida, nisso os dois embarcam em uma viagem de carro, com uma surpresa programada por Fit, onde eles teriam a companhia de duas belas garotas, as outras amigas de Pedro que não sabiam o que estava acontecendo, elas se chamam Mayla e Cristal.
Juntos Pedro, Fit, Mayla e Cristal embarcam em uma viagem sem rumo, sendo guiados apenas pelo instinto, onde Pedro está em busca de imagens, guardas as últimas imagens e respostas, incluindo uma que ele provavelmente gostaria de esquecer, mas como disse no inicio segredos não duram para sempre.

Surpreendente! foi a primeira experiência que tive com um livro do autor e fico feliz que ela tenha sido positiva, o autor tem uma escrita gostosa e envolvente e o livro mostra a importância de darmos valor as pequenas coisas, como uma cor. Ao receber a noticia que estava perdendo o que era mais importante "a visão",  Pedro se fechou e quase cometeu uma loucura durante a viagem, sorte que ele tem bons amigos, pois teve vários momentos que o protagonista se comportou como um verdadeiro Babaca, principalmente com a Cristal, seu interesse amoroso que na minha opinião tinha que ter dado um gelo daquele no Pedro, fora isso a história possui alguns momentos emocionantes e de tensão, além de mostrar a importância da amizade e de ter o apoio de quem se ama.
Enfim eu curtiu a história, e tenho interesse em futuramente ler outros livros do autor.

“Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?”
"—A maior canção de todos os tempos é o som da sua voz e o silêncio da sua respiração, menina. Toda vez que eu puder sentir sua presença, ou todas as vezes que estiver longe e puder me lembrar de você lá na cachoeira dizendo 'confia em mim', nada vai me deixar triste."
“Meu destino está ligado àquele lugar. Se eu conseguir convencer um jovem da periferia a alugar um clássico, e depois ele me contar algo surpreendente sobre o filme, terei cumprido minha missão na Terra” 

7 comentários:

  1. Eu amei esse livro, enriquecedor :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise!
    Eu nunca li nada do Gomyde, mas gosto muito dos artigos dele.
    Faz tempo que estou curiosa por Surpreendente!, ainda mais porque passa em Pirenópolis, que eu conheço e é aqui pertinho de casa.
    Que bom que gostou!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Denise

    Eu nunca li nada do Maurício, mas lembro que na época do lançamento deste livro ele foi muito bem falado. Perder a visão assim, depois de ter enxergado, deve ser muito pior. O que me chama a atenção também é a viagem, sempre tive vontade de pegar o carro e sair por aí sem rumo, sabia?

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise,
    Eu quase comprei esse livro na Bienal, mas como o autor não estava lá para autografar, pensei: ah, eu volto depois! E acabei não voltando :(
    Mas vejo muitas pessoas elogiando a escrita e a obra, quero conhecer em breve!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise, tudo bem? Pela resenha parece um ótimo livro, tb nunca li nada do autor, mas fiquei interessada!

    Bjs, Mi

    https://oquetemnanossaestante.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise.
    Várias vezes eu vi esse livro pelos bookstagram, mas nunca tinha realmente parado para ver do que se tratava. Admito que estou surpresa e feliz com o desenrolar da história. Pois é um tema interessante à ser abordado. Perder a visão. Acho que eu enlouqueceria.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise.
    Você acredita que já conheço o Maurício há muitos anos, inclusive pessoalmente e ainda não li seus livros? É incrível mas é vero.
    Gostei da sua resenha e espero tomar vergonha e comprar logo para ler.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.