.

[Resenha] O Herói Improvável da Sala 13B - Teresa Toten:

Título: O Herói Improvável da Sala 13B
Autora: Teresa Toten
Páginas: 320
Editora: Bertrand Brasil
Skoob: Link
* Livro cedido pela editora
Sinopse: Adam Spencer Ross, 14 anos, precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos pais e das necessidades de um meio-irmão amoroso, mas totalmente carente. Acrescente os desafios de seu TOC e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas, quando conhece Robyn Plummer no Grupo de Apoio a Jovens com TOC, ele fica perdida e desesperadamente atraído por ela. Robyn tem uma voz hipnótica, olhos azuis da cor do céu revolto e uma beleza estonteante que faz o corpo de Adam doer. Adam está determinado a ser o Batman para sua Robyn, mas será possível ter uma relação “normal” quando sua vida está longe de ser isso?
Opinião:
Hey pessoal, enfim li O Herói Improvável da Sala 13B  que estava na minha estante há um tempinho e adorei a história, agora entendo de tanta resenha positiva dele, o livro fala sobre jovens que possuem algum tipo de transtorno e o protagonista do livro possui TOC.
Adam é um garoto que desenvolveu vários transtornos, fica contando e ainda pula os números pares, tem problemas com soleras e outros, ele começa a frequentar um grupo de apoio com jovens que enfrentam vários tipos de problemas, e lá ele conhece uma garota que se torna sua paixão e se aproxima dos outros jovens e chega até a aconselhar eles, mesmo que não perceba isso. O grupo até cria identidades secretas e ele escolhe ser o Batman.
"Bem, droga, talvez todo mundo tenha razões muito boas para mentor. Talvez nós todos mintamos para esconder a mágoa ou fingir que somos fortes até podermos ser fortes. Isso não é tão ruim é?"

 Adam é um garoto que se considera estranho, em um primeiro momento os problemas não parecem ser tão graves, mas parece que vai piorando pela situação que ele vive e não contra pra muitos, ele tenta melhorar pela Robyn . Ele tinha das casas a casa de sua Mãe e acasa de seu Pai que é a normal, fora que tinha um irão mega fofo e apaixonante, a mãe dele não era muito normal, ela era uma acumuladora, fora outras coisas e ela não deixava as pessoas nem entrarem em sua casa ou o Adam falar de outros problemas com medo de perder ele, por amor o adam obedecia ela, só que na minha visão ele viver com a mãe acabou agravando os seus problemas do TOC, fazendo ele piorar já que tinha segredos e descontava a frustrações nas suas manias.
Robyn é  a nova garota do grupo que conquista o coração de Adam logo de cara. todo dia ela vai no cemitério rezar pela sua falecida mãe e o Adam começou a ir com ela, ele ajudou ela na recuperação, ensinou coisas de religião e era a única para quem ele realmente se abria, e ela tentava encorajar ele se abrir para os outros,  ele amava ela só que sentia que poderia estragar a vida da garota já que ele não estava melhorando.

Adam tem muitas pessoas que se preocupam com ele e sem perceber acaba ajudando seus colegas da sala 13B, fazendo eles se abrirem sobre seus problemas, dar dicas e se aproximar, conhecer personagens como o Wolverine que sempre está a procura de uma doença, Lanterna Verde que sempre acha que atropelou alguém, as garotas com problemas de alimentação, o Thor que é o mais fechados de todos, nunca e abre e sempre fica calado na sala, mas adam conseguiu tirar algumas palavras dele e até um sorriso. Só que ele não conseguia melhorar, ainda mais por se fechar com outras e parecia até que ele iria explodir, mas tinha o chuck o terapeuta que queria o melhor dele, sempre o incentivando a conversar. 
Um livro que além de falar de doenças como o TOC, fala sobre amizades, família mesmo que desestruturara tentando se unir para fazer  bem para o garoto, além de falar sobre amor. Na leitura vimos o anseio de Adam sobre sua situação, ele queria ser normal, mas mesmo assim ele queria levar tudo numa boa, sem demonstrar demais suas preocupações e isso poderia levar ele a uma "explosão de sentimentos" .
Uma história envolvente que faz o leitor torcer para que ele melhore, eu gosto do fina, não é algo fechadinho, já que não é nenhum conto de fadas e ele ainda tem muito o que percorrer para que melhore, assim como no mundo real.

“– Às vezes é necessário magoar aqueles que você ama. Pode checar isso com seu médico sofisticado, ou aonde quer que você vá toda segunda-feira. - Ela bateu de leve em sua mão. - Desapegar, Adam. Essa é a parte realmente difícil de crescer. Você está pronto.”
“Acredito que mentir é doentio e que torna tudo mais doentio e que não se deve acreditar em mentirosos. Mas, por outro lado, todo mundo mente.”

PS: Se tiver algum erro de escrita nesse texto me avise, afinal eu não sou perfeita e infelizmente hoje tive que postar essa resenha sem uma revisão antes e toda vez que posto sem revisão sempre sai algum erro na escrita e pior que ando sem tempo para revisar os postes, [se tivesse escrito ele mais cedo isso não precisaria colocar essa observação]




12 comentários:

  1. Oi, Denise.
    Essa é a terceira resenha desse livro que leio e todas as três foram positivas, e já o adicionei a minha lista.
    Beijo
    P.S: Não notei erros. ♥

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise! Que livro interessante, gostei da sua análise sobre o enredo do livro, diferente não é. Parece um livro muuto legal para se ler, que aborda esses transtornos. Existe um pequeno erro no texto. Você disse que gostou do fina, deveria ser final, mas tá tranquilo não encane com isso, a mensagem foi transmitida, e é isso que importa. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser fofo e emocionante ao mesmo tempo, eu ainda não tinha escutado falar, mas gostei demais!!!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aah, eu quero muito ler esse livro! Livros sobre TOC são sempre interessantes e válidos, e mostrar as relações de uma pessoa, no caso uma criança, com o transtorno, é essencial. Adorei a sua resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom? Só vejo resenhas positivas desse livro, nunca li nada que abordasse o tem "TOC" e esse parece ser um bom livro para eu me aventurar hahaha Com certeza vou ler quando eu tiver um tempinho ^^ Adorei a resenha *_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, apesar de o livro não fazer muito o meu gênero, a história parecer ser muito envolvente.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise!
    Gostei de saber que o final do livro não é um final de contos de fadas. Dá um ar mais real à trama, como você falou.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto esse livro bem legal a história e percebi 3 erros nas primeiras frases , mais deu para ler.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Curti muito o tema deste livro, já tive contato com pessoas com esta doença na minha família e não é algo fácil de lidar, sei bem como é. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Denise, sua linda, tudo bem?
    O título desse livro já me conquistou. Enquanto lia sua resenha, fiquei com aperto no coração, pois ele estava ajudando todo mundo, não era justo que ele não conseguisse se ajudar e ser ajudado. Adoro livros que falam sobre família, amizades, sempre acabam me emocionando. Não conhecia o livro, mas não vejo a hroa de ler!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que legal a essência da história, parece ser muito amorzinho e cheia de aprendizados <3

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Denise,
    Já ouvi falar desse livro, mas nunca peguei ele na mão, nem pensei em querer ler.
    Gostei muito de conhecer suas impressões e achei muito legal saber que o livro não tem um final e que dessa forma se assemelha com nossa realidade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.