.

[Resenha] Flor de Cerejeira - Alana Gabriela:

Título: Flor de Cerejeira
Autora: Alana Gabriela
Páginas: 315
Skoob: Link
Amazon - Pré Venda: Link

Sinopse: “Qualquer um pode cometer um erro.”
Yoko sempre teve uma vida relativamente boa e estável, participava da organização do Festival Cherry Blossom, tinha amigos com quem contar na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai se envolveu num grave acidente, que acabou matando um pai de família e, foi parar na prisão. Sem a referência paterna, e com todos os problemas financeiros que se acumulam, o distanciamento da mãe, Naomi, que está a cada dia mais se afundando em trabalho, Yoko vê o que sobejou, de sua família, totalmente desestruturado. Em meio à dor da perda, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado quanto ela, taciturno e solitário, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.
Opinião:
Flor de Cerejeira eu tive o prazer de ler antes do lançamento para dar um feedback para a autora e gostei da leitura.
Na história temos Yoko uma garota meiga e que pensa muito no bem estar de outras pessoas,  ela sofre bullying e já passou por casos de agressões físicas e também psicológica e tudo isso porque seu Pai cometeu um enorme erro e ela acaba que pagando por ele também, pois a sociedade no caso os jovens não conseguem enxergar que ela não é a culpada, a garota se tornou excluída por conta disso e eu fiquei com muita dó dela, pois não merecia ser tratada daquele jeito, na verdade ninguém merece. A Yoko é uma boa garota e como falei antes se preocupa muito com outros, por conta disso muitos acabam pisando nela e agredindo, pois sabem que ela não terá coragem de revidar.  Ela leva culpa por algo que não fez e sofre muito por isso, mas não fica se vitimizando, ela  é uma garota sensível, inteligente e ao mesmo tempo forte, pois atura muita coisa e tenta seguir em frente, só que eu fiquei um pouco nervosa com ela porque queria esconder o que acontecia de sua mãe, mas ao mesmo tempo entendia a intensão dela de não querer ver sua mãe sofrer.
"Cheguei a conclusão que todos com quem eu andava eram falsos, no momento que eu mais precisava eles não só viraram as costas para mim, como também começaram a me olhar feio e a me denegrir porque sou filha de quem sou. Filha de um assassino. E por tudo isso eu sinto raiva."

 A Yoko acaba se aproximando de  Aidan seu colega de classe, que não liga muita pro pessoal da escola, já que ele tem seus próprios problemas em casa e já passou por muita coisa. Ele tem um irmão muito fofo e que ele cuida e protege, ele é bem fechado no começo, mas conforme vai se aproximando de Yoko e os sentimentos começam a crescer, ele acaba se abrindo para ela e contado alguns de seus problemas e sobre o que já passou, gostei muito do personagem e queria até saber mais dele, mas como a grande protagonista é a Yoko, então ele meio que não aparece tanto, mas quando está junto com ela acaba trazendo o alivio que o coração dela merecia.Sorte que uma das antigas amigas de Yoko e não abandonou ela de vez, foi bom saber que a Rebecca tinha opinião própria e não se deixou influenciar e cometer bullying  como a insuportável da sua prima fez.
Pode se dizer que o papel de "vilões" ficam com a Janette e Michael que acham que são os certos da história e ainda chamam a coitada da Yoko de mimada e que por sinal ela não tem nada disso, gente mimada pra mim são pessoas que fazem birra, que conseguem tudo o que quer e essa definitivamente não é a Yoko.
Eu indico a leitura, a história é envolvente e vimos uma personagem fragilizada mais ao mesmo tempo forte tentando criar coragem para fazer o que é certo  para que outros não sofram, a escrita da Alana é bem envolvente e além da história a Alana também fez essa capa linda e como disso antes fico honrada de ter sido convidada para realizar a leitura dessa história antes do seu lançamento.
"Para quê mudar se de repente eles podem acabar criando expectativas? É melhor assim. Eu sei como sou verdadeiramente e é isso que importa... pelo menos às vezes. Na maioria do tempo é o suficiente."
"Somos completamente diferentes. Naquele dia da horda de pessoas enfurecidas que foram atrás de mim, naquele dia ela fez uma escolha, me odiar sem motivo aparente.

10 comentários:

  1. Parece um YA interessante.
    Gosto muito da Alana e sei o quanto ela pode desenvolver um enredo bacana.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. fiquei bem curiosa pra ler, amei de paixão essa capa!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal ter o privilégio de ler antes de todo mundo. Acabei de ler no Balaios e Babados uma resenha sobre esse livro positiva e aqui está mais uma então me diga: como controlar essa vontade de adicionar ele a minha monumental pilha de livros a ler?????

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Mau era se usassemos e gostassemos todos do mesmo, né?! ehehe :D

    Muito boa resenha. Super interessante :D

    NEW OUTFIT POST | Classic Navy.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise!
    Tudo que eu tinha de falar desse livro, falei na resenha hahahha
    Havia momentos que eu queria matar Janette e Michael
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise! O livro já me ganhou com o título e com a capa, acho flor de cerejeira a coisa mais linda! Não conheço a autora e fiquei curiosa pra ver como ela desenvolveu o enredo, já que bullying é um tema até bastante frequente em livros YA (que eu adoro).

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise,
    Que capa linda ♥
    Gostei muito da premissa. Com certeza eu leria.
    Bjs e um bom feriado!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Conhecia esse livro e confesso que o que chamou minha atenção foi a capa, é linda *-* A história parece ser bem legal, fiquei com muita vontade de ler, adorei o nome da protagonista, bem diferente.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
  9. Olá, Denise.
    Deve ser horrível ter sua vida revirada assim dessa maneira. Eu que tenho horror a mudanças nem sei como reagiria. E imagine um caso assim então. Logo vou ler esse livro e espero gostar dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, já conhecia o livro de capa, e acho ela linda. Parabéns pela resenha, o livro parece ser bem interessante

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.