.

[Resenha] De Olhos fechados - Lavínia Rocha:

Título: Lavínia Rocha:
Autora: De olhos fechados
Páginas: 253
Editora: D'Plácido
Skoob: Link
Onde comprar: Link

* Livro cedido pela editora

Sinopse: "Ignorar é a solução" foi o que pensou Cecília quando alguns papéis começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu. Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a faz com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza. Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.

Opinião:
Esse é o primeiro livro que leio em parceria com a editora D'Plácido, achei uma história bem legal de se ler ainda mais porque a protagonista é deficiente visual .
Cecília é uma garota comum apesar de sua deficiência, ela vai para a escola, conversa com seus amigos e adora ler, em meio a essa rotina ela ainda encontra um interesse amoroso, mas fica meio em dúvida sobre a relação porque não quer ser um peso na vida do garoto, ela não entende que ser cega não interfere nos sentimentos do menino, apesar de ser bem resolvida ela precisa enfrentar o preconceito de algumas de pessoas.
Ela é uma garota especial, já que Cecília consegue saber as cores, o modelo das roupas e de coisas ao seu redor pelo cheiro, mesmo falando que é a única que consegue fazer essas coisas não acredita, ela sabe separar bem o cheiro da pessoa do perfume que está usando.
Ela também tem ótimas pessoas ao seu redor, como seu Pai, sua irmã Luna que apesar de ser mais nova sempre está preocupada com o bem estar da irmã e ainda sofre pela falta que a mãe faz. Tem a Bianca melhor amiga dela que sempre está ao seu lado e tendo conversas sobre garotos. Ela também conhece o Tiago que é o interesse amoro e que tenta conquistar a protagonista, sempre tenta estar ao lado dela e até matam aula juntos.

"Minha mãe tinha razão, estávamos em uma guerra. Escondida e silenciosa que ficaria bem longe dos livros da história, mas, ainda assim, cheia de conflitos."
De olhos fechados é um livro despretensioso, leve e com uma pitada de aventura. Não se pode falar muito sobre essa história já que qualquer coisa a mais é spoiler, mas pode se dizer que acompanhamos Cecília em seu dia a dia tentando provar que é capaz de ser independente apesar de sua situação, mas que para isso precisa do apoio das pessoas que estão ao seu redor, principalmente do seu Pai, também tem um pouco de discriminação por conta da sua necessidade especial e um mistério que pesa para o lado sobrenatural e que envolve o passado da família de sua mãe e ela tem um grande papel nisso tudo.
Eu gostei de ler, foi bem leve e os protagonistas são legais, não é chatinha. Eu indico o livro para a leitura, ele é envolvente para se ler e uma ótima dica para uma leitura rápida, apesar de ter 253 páginas, além disso é um livro Nacional e quando é bem escrito vale a pena a leitura.
Eu achei a capa bem bonita e envolve alguns pontos turísticos que os personagens visitam, bom as páginas não brancas, mas não atrapalha em nada a leitura.

"[...] lidar com cegos estava longe de ser a coisa mais fácil. Não porque nós sejamos complicados, mas porque as pessoas que enxergam se assustam com o diferente e não sabem o que fazer. "

16 comentários:

  1. adorei a resenha, com certeza vou ler esse livro bjs :)
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse livro, adorei sua resenha... entrou para a lista de livros que quero ler :)

    Beijos!!!
    E aí, gostou?

    ResponderExcluir
  3. Oie Denise =)

    Gostei da premissa do livro. A história pare ser bem interessante, ainda mais pela protagonista ser deficiente visual e hoje em dia em que os autores apresentam em suas tramas personagens perfeitos.

    Ótima dica!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Parece bem interessante, não conheço muitos livros com protagonistas deficientes visuais e a premissa me atraiu! Vou colocar na minha lista :D
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Mas deverias, querida :D É super ótimo para redecorar a casa :D

    Boa resenha. O livro tem uma história super interessante!

    NEW GET THE LOOK POST | Casual Sporty Look.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Não conhecia esse livro, mas ele parece ser uma leitura muito gostosa. Gostei da resenha e já anotei a dica!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Denise!
    Esse livro me lembrou muito um que ainda não foi lançado aqui, mas que a menina também é cega.
    Achei super fofa essa capa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, o único livro que li que tinha como protagonista um deficiência visual foi um livro infantil, que por mais bonito que fosse, não aprofundou muito no dia-a-dia de uma pessoa com essa deficiência. Acho que seria bem interessante a leitura desse livro, gostei muito da premissa e fiquei curiosa pela leitura. Ótima dica!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Muito fofo seu blog! Tá de parabéns. Encontrei no Blog da Kelen Vasconcelos! Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Me interessei muito pelo livro ainda mais por ser uma historia de superação e algo que realmente acontece em nossa volta,já me decepcionei muito com livros nacionais , historias que deixa o leitor com mais desanimo do que aquela sede de saber logo o final da historia sabe?
    Como você citou que tem uma pitada de aventura , me interessei bastante.
    Bjos
    Só Ellas Entendem

    ResponderExcluir
  11. Olá, Denise.
    Me interessei em ler esse livro. Só li um livro até agora que tinha um deficiente visual e gostei bastante. E esse me pareceu ser uma história bem fofinha. Vou anotar aqui.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. olá Denise;
    Um enredo instigante, e fora do comum. Gostei muito da resenha e fiquei muito curiosa quanto a leitura.
    Gosto deste tipo de literatura de inclusão, nos faz ver coisas que passam despercebidas no dia-a-dia.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Denise.
    Apesar de não ser muito fã de leituras mais leves, esse livro parece ser interessante. Ademais, não é muito comum encontrar protagonistas com deficiência visual.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Denise! Gosto bastante de leituras leves e despretensiosas, e parece ser o caso desse livro. Histórias com uma pitadinha de mistério me agradam bastante e achei bacana a abordar a deficiência visual.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Ooi! Achei a premissa desse livro bem interessante, essa editora tem uns livros bacanas que da vontade de ler.
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Tem sorteio no Cantar em Verso valendo box dos Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  16. Oi, que bom que gostou da leitura, também solicitei o livro em parceria com a editora, e ele é o próximo na minha lista de leitura haha

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.