.

[Filme] Aos Treze:

Título Original: Thirteen
Título: Aos Treze
Gênero: Drama
Duração: 99 Minutos
Ano: 2003
Direção: Catherine Hardwicke
País de Origem: EUA
Elenco: Holly Hunter, Evan Rachel Wood, Nikki Reed, Jeremy Sisto, Brady Corbet, Deborah Kara Unger, Kip Pardue, Sarah Clarke
Sinopse: Tracy (Evan Rachel Wood) é uma adolescente inteligente e uma aluna brilhante. Um dia ela se torna amiga de Evie (Nikki Reed), a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe (Holly Hunter).
Eu já perdi as contas de quantas vezes eu já vi esse filme, eu simplesmente acho ele perfeito, mas como achar um filme triste perfeito? Bom, isso eu não sei explicar, mas é um filme que trata bem a realidade de muitas famílias, de muitos adolescentes, e muitos problemas que eu mesma passei, talvez por isso eu o ache perfeito.

Inicialmente conhecemos Tracy, uma garota estudiosa,  muito inteligente, que sempre tira notas boas, tem boas amigas, e é o tipo de garota quieta e que passa despercebida aos olhos dos garotos. Evie é o total oposto dela, descolada, com amigas descoladas, que não está nem aí para as regras e arranca olhares de qualquer cara, por seu corpo cheio de curva e suas roupas chamativas.

Certo dia, Tracy consegue a atenção de Evie e marcam para se encontrar. E com isso Tracy é apresentada ao mundo de Evie. Roubos, drogas, sexo. Nesse mesmo dia em que se encontram, Tracy presencia Evie e sua amiga, roubando algumas coisas da loja, e com isso seu primeiro roubo acontece: ela sai da loja para tomar ar, enquanto está sentada em um banco, uma senhora senta-se ao seu lado, e está tão ocupada falando ao telefone, que não percebe que sua carteira cai, e Tracy aproveita para pegar e sair logo dali. Isto foi só o início.

A convivência de Tracy com Evie a faz mudar radicalmente, a menina que antes era estudiosa, inocente, inteligente, se torna despreocupada com escola, começa a tirar notas ruins, se torna vulgar, começa a fumar, beber, a transar. Se torna uma segunda Evie. E sem falar que mesmo antes da Evie ela já praticava auto-mutilação, ela cortava os pulsos.


Vocês devem se perguntar, a mãe dela não percebia nada? Bom, ela trabalhava muito para manter os dois filhos, ela achava que Tracy estava crescendo e que isso seria normal, ela não imaginou que seria algo grave assim. E também tem o drama com o namorado da mãe de Tracy, ela simplesmente não o suporta e quer que a mãe o coloque fora de casa e tal.

As coisas vão piorando e a mãe de Tracy vai percebendo certas coisas, como as muitas coisas com que ela chega em casa, coisas roubadas, pois eles não tem dinheiro para tantas coisas assim. As roupas de Tracy se tornam mais vulgares e ela percebe que tudo mudou logo após a chegada de Evie em suas vidas. Lembram que nossas mães falam sobre as companhias erradas? Que podem nos levar junto? Pois bem, esse filme lhe mostra isso claramente. Tudo o que Tracy faz é sob incentivo de Evie, a perda da virgindade, fumar, beber, piercings, os roubos, tudo sob o incentivo dela.

Bom, eu ia falar o que acontece mas vou deixar vocês no suspense, mas é basicamente o que nossos pais nos falam. O filme nos mostra uma realidade que muitas vezes não queremos aceitar, mas que é verdade, amizades erradas te levam ao fundo do poço.

E aí, vocês já assistiram? Me contem aí :D


11 comentários:

  1. Oii!!

    Eu não sei quantas vezes eu também assisti a esse filme. Hoje não dá, nem aguento mais hehe, sei até as falas das atrizes. Bom, mas a história mostra uma outra realidade que eu jamais tinha visto em outros filmes.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  2. Oláá
    Nossa, quanto tempo não via algo sobre o filme eu literalmente o assisti aos treze e hoje tenho dezessete, então, foi uma nostalgia para mim, não lembro nada, lembro apenas que sao duas garotas bem doidinha e que nunca aparentam treze anos para mim, mas com certeza retrata muito bem a realidade de hoje em dia e eu com certeza irei assistir com mais calma esses dias, adorei seu post sobre o filme.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lembro que a primeira vez que assisti á esse filme foi na escola . Me apaixonei logo de imediato !
    O filme é realmente bom ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei este filme. Acho que ele é bastante pesado para os 13 anos mas acredito que tem muita mais coisa que a gente nem sequer sabe que acontece nesta idade mesmo. E o filme mostra a evidência e a influência das amizades. É um filme que sempre indico.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jé!
    Esse filme já assisti várias vezes e adoro! Alias, foi uma amiga muito querida minha que me apresentou, então guardo esse momento no meu coração!!! É um filme pesadinho, tenso, mas curto muito, lembro só dos nossos comentários, dizendo que essas duas não tinha 13 anos nunca! ahhahaha
    Amei o post e relembrar! Obrigada! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-playlist-de-hayden-voce-nunca.html

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse filme, mas confesso que não faz muito o meu estilo. Não sei se assistiria.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Ah eu adoro esse filme, lembro quando assisti mais nova e achava 'proibidão' hahaha
    Evan maravilhosa ♥

    bjs e tenha uma ótima sexta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oiii, nunca assisti, mas parece ser ótimo.
    Adoro esse tipo de história, meio polêmica. Imagino mais de 10 anos atrás!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise, tudo bem??? Eu achei que já tinha visto o filme, mas ao olhar o trailer vi que não. E só posso dizer uou. 13 anos é uma idade muito baixa para tudo isso não é? (não que seja certo em outras, mas eu com 13 anos ainda brincava no barro, hahahah)
    Não sei se concordo muito com a teoria das companhias. Acho que elas até podem influenciar, mas você só vai se quiser e só irá até seu limite. Mas claro, que cada caso é um caso.
    Vou tentar olhar o filme :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vi este filme a muiiiiiiiiiiiito tempo atrás acho que tinha a mesma idade das atrizes, depois quando vi a Nikki no Crepúsculo nem acreditei que era a mesma atriz e ainda me surpreendi por saber que o filme é meio que autobiográfico. Adorei e sempre que passa em algum lugar vejo, fez parte da minha adolescência.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Nunca assisti esse filme mas já vi outras ressoas falando dele. Parece ser interessante, tenho bastante curiosidade em assistir ele! Pena que vivo com preguiça de assistir filmes hahaha

    xoxo :*
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Denise Crivelli, 31 anos, sul-mato-grossense, formada em Publicidade e Administração, viciada em livros, doramas e séries

Facebook

Destaque

Quotes da Semana

Hey pessoal, mais uma semana dominada pelo cansaço e sem coragem até no fim de semana para escrever postes mais elaborados e os comentários ...

Facebook

Caixa de Busca

Seguidores

Arquivos

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.